Searching...
quarta-feira, 29 de abril de 2015

Reforma Política, já!

Diante das manifestações que ocorreram no último final de semana pudemos constatar que ainda nos falta muita maturidade política para fazer valer o poder do povo conforme manda nossa Carta Magna.

Infelizmente os resultados de qualquer tipo de manifestação são de longo prazo. Não espero e nem imagino a presidente Dilma sofrendo Impeachment, e vejo muito claramente que isso não resolveria nossos problemas. O problema é estrutural, começando pela falta de fiscalização popular, passando pela alta burocracia que emperra tudo e dificulta punições, chegando até mesmo na esperteza dos governantes em omitir-se e usar do marketing político para se esquivarem de cumprir suas promessas de campanha. Seria muito menos feio pra presidente se ela mesma viesse a público e anunciasse uma profunda reforma política que possibilitasse uma mudança real e não apenas figurativa da nossa política. A meu ver não adianta tirarmos a Dilma e depois elegermos alguém que vai ter que se amoldar ao nosso sistema político fracassado. Precisamos cuidar primeiro de criar um sistema político eficiente e que dificulte a corrupção, isso sim nos daria esperanças de novos rumos ao país.

Também vejo uma imaturidade comportamental em relação a política, onde as pessoas estão amoldadas a um fanatismo muito semelhante ao futebol. Vi muitos comentários de pessoas criticando as manifestações não pela ideologia mas pelo número de participantes "superestimado", bobagem, mesmo que assim fosse a ideologia do manifesto não se alteraria. Do outro lado quem defendia as manifestações se acobertava de um escudo de hipocrisia, onde quem estava lá eram todos honestos e desconheciam o jeitinho brasileiro, isso sem falar que muitos nem sabiam os propósitos dos protestos. Sendo imparcial podemos ver que não temos uma referência que demonstre que a democracia está consolidada e é plenamente exercida em nosso país. Temos muito o que corrigir e melhorar ainda.

Uma reforma política ampla passaria por diversos temas polêmicos com os quais os parlamentares não se interessam em corrigir, a menos que a população pressionasse de uma maneira coerente e pacifica. Sem a pressão popular acho dificil sair alguma coisa. Acredito que os principais pontos que deveriam ser levantados são: financiamento público de campanha, fim da reeleição, fim das coligações nas eleições proporcionais, fidelidade partidária, suplências, voto facultativo e candidaturas independentes. Infelizmente a população não é politizada a ponto de sequer entender o que significam essas propostas, falta informação e por consequência o povo não sabe como fiscalizar. Mesmo os quadros técnicos dos órgãos fiscalizadores infelizmente não conseguem dar conta de tais fiscalizações, há um acumulo de trabalho e os governos não valorizam tais funções deixando de investir em qualificação e estrutura pra que haja uma boa fiscalização.Ou seja, tudo acaba favorecendo com que os governantes perpetuem as velhas práticas de corrupção.

Resumindo, temos muito o que evoluir ainda. Pensamos em ações imediatas para problemas históricos que não se resolverão de uma noite para o dia. Antes de pedir o impeachment da Dilma, que tal pedirmos uma Reforma Política bem feita? Tenho certeza que os resultados seriam muito melhores ao nosso futuro e não apenas ao nosso presente.

17/03/2015

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!