Searching...
quarta-feira, 29 de abril de 2015

O "Tarifaço" do Governador Beto Richa

Infelizmente essa semana fomos pegos de surpresa com o "tarifaço" (ou "pacote de maldades") que o Governador Beto Richa nos brindou em plena véspera de fim de ano. Isso faz com que a gente reflita sobre nosso processo eleitoral e politico, repensando diversos aspectos importantes e se questionando se realmente nossa politica é realmente democrática. Digo isto, porque se fizessemos uma eleição perguntando quem concorda ou não com esses projetos, acredito que a maioria absoluta da população seria contra. Pode até parecer inocência pensar que o povo apoiaria projetos que aumentassem impostos, e até pode ser inocência mesmo, mas ainda sou crédulo de que a população reconhece o aumento de tributos onde realmente se vejam os resultados. Coisa que não acontece nesse "tarifaço", visto que a maioria dos projetos tem cunho essencialmente arrecadatório. Vamos aos exemplos, vejamos a taxação de aposentadorias, pra onde vai esse dinheiro? que beneficio o aposentado terá contribuindo com esse valor?. Outro exemplo, o aumento de 40% do IPVA, será usado com algum fim especifico? será que com isso finalmente poderá reduzir o valor dos pedágios? 
E pra onde vai todo esse dinheiro arrecadado nesse tarifaço? ( estimasse que o aumento de arrecadação seja de 5 bilhões). Certamente será usado para pagamento de dívidas e despesas de pessoal, cada vez mais altas em virtude de "generosidades" que o governo concedeu e depois não pode cumprir. Acredito que a chave de tudo estaria no planejamento, infelizmente coisa que falta não só em nível estadual, mas em todas as esferas de governo. Tudo se resolve se tiver planejamento: não precisa fazer nada as pressas como foi com esses projetos, não faz mal feito, consegue-se resolver os imprevistos mais facilmente. 

A crise do Governo do Paraná era clara e evidente desde antes das eleições, mas por falta de opções melhores, o povo optou por continuar com o mesmo. Não acredito que seria diferente se tivesse outro ganhador, mas a briga seria pra depois da posse, não seriamos brindados em véspera de fim de ano. Algo que foi muito bem planejado para abarcar o tão esperado novo secretário de fazenda, de trajetória tão boa que por onde passou marcou seu trabalho, mas deixou desafetos, vemos que trata-se de um politico com atuação essencialmente impopular. Entendo a importância de ter pulso firme numa secretaria tão importante, mas acho mais importante ainda o bom planejamento. Ele ainda nem é secretário e já foi capaz de promover tantas mudanças, mudar rumos da economia paranaense (vai haver demissões por conta da alta de ICMS), atrapalhou o planejamento do próprio bolso do contribuinte que já havia planejado o pagamento do IPVA e também dos os aposentados e novos servidores que terão suas aposentadorias reduzidas. 

Resumindo, tudo seria diferente se o governo tivesse feito tudo com um bom planejamento, ouvindo as opiniões da população e deixando claro onde será usado esse dinheiro. Do jeito que foi feito às pressas deixa claro que estamos longe da verdadeira democracia, pois a voz do povo infelizmente não foi ouvida, fomos deixados de lado. O imposto fez juz ao seu verdadeiro nome, nos será "imposto", sem choro nem vela.

10/12/2014

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!