Searching...
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
04:04

Pegadinhas e a análise do comportamento humano

A televisão é um palco para diversos tipos de programas, que terão audiência ou não dependendo dos gostos de cada pessoa. Tem programas informativos pra quem quer se informar sobre assuntos atuais, como jornais, documentários e revistas eletrônicas. Pra quem gosta de esportes também tem diversos tipos de programas, placar da rodada, entrevistas, exibições de partidas, etc. Mas, sem duvida alguma, a televisão é, em sua maioria, formada por programas de entretenimento. São muitas opções de divertimento, passando por reality shows, programas de auditório, filmes, novelas, series, humorísticos, etc. 

Um estilo que muito me agrada, na categoria de humorísticos, são os programas de pegadinhas. Não são apenas uma opção de divertimento, servem também para uma boa reflexão sobre nossos comportamentos. Na TV aberta e paga temos diversas opções, por exemplo, as pegadinhas do Silvio Santos, do João Kleber, do Sergio Mallandro, além das que sao licenciadas de outros países. Em cada uma dessas pegadinhas, há alguma característica que se destaca e torna particularmente diferente das outras. 

Nas pegadinhas do Silvio Santos podemos perceber que são direcionadas a todos os níveis sociais, muitas vezes sendo em praças, bares e lugares publicos, nao havendo um publico especifico que se destaque, mas prezando pelo mínimo de baixaria. Já nas pegadinhas do João Kleber, o que se destaca é a baixaria, são os palavrões, os xingamentos, os tapas, chutes e discussões, sem falar ainda que tudo parece armado, nada natural. Já as pegadinhas do Sérgio Mallandro mistura um pouco dos dois anteriores, é uma pegadinhas mais elaborada, roteirizada, muito provavelmente armada, mas que nao preza por tanta baixaria. Todas essas constatações são à nível nacional, bem diferente do que encontramos nas internacionais. 

A diferenca entre o comportamento dos brasileiros e dos estrangeiros pode ser vista pelo perfil dos participantes. No Brasil, qualquer pegadinhas que envolva traição, sexualidade ou fantasmas, muito provavelmente  haverá reações de xingamentos, tapas e discussões. Já no exterior, fica apenas na discussão, de uma forma ordeira, sem baixaria. A diferença esta na cultura do nosso povo, somos instados desde a infância a reagir de forma a intimidar o adversário, afinal somos um pais de terceiro mundo. Nos outros países desenvolvidos, o que difere dos brasileiros é a educação, eles estão avançados nessa questão e isso se reflete na cultura de seu povo. 

Mais do que divertimento ou entretenimento, as pegadinhas são ótimas formas de compreensão do comportamento humano. Não vejo graça em baixaria armada, o bom é ver as reações espontâneas das pessoas e analisar se faríamos igual ou diferente. Não podemos dizer que todos os brasileiros reagiriam da mesma forma, por isso é importante destacar que as analises que aqui fiz são de cunho meramente opinativo, baseado em uma generalização que por vezes admite exceções. Afinal, cada um é cada um.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!