Searching...
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
03:51

Frio e calor: porque tanta diferença?

O tempo é uma coisa esquisita. Influencia em tantas coisas, e chega a dar uma diferença no nosso humor. Se estiver sol, provavelmente as pessoas estarão de bom humor, isso nao vale para todo mundo, mas no geral as pessoas estarão felizes. Já se fizer chuva, pode ter certeza que a maioria vai estar de mau humor. Há uma relação bem tênue entre essas duas reações do nosso organismo. A vitamina D que o sol nos proporciona é responsável pelo hormônio do prazer, a endorfina, que nos deixa felizes por mais tempo. Sem o sol temos que buscar outras alternativas para conseguir essa vitamina, o que nao é tão fácil pois são poucos alimentos que nos ajudam a suprir essa necessidade. Portanto, o sol sempre será mais benéfico para nosso humor e nossas relações interpessoais. 

Já a diferença entre o frio e o calor caminha por um lado contrario. O calor é responsável por diversas doenças advindas da baixa umidade. Vários são os problemas de pele causados pelo sol, há que se ter muito cuidado com a exposição excessiva sem proteção. Além disso é a época mais suscetível ao acontecimento de fortes temporais, que por muitas vezes já causou diversos alagamentos, enchentes e varias outras catástrofes naturais, como o que aconteceu com Petrópolis há 2 anos atrás. Fora a sensação de desconforto, que algumas vezes nem o ventilador e o ar condicionado são capazes de amenizar. Não sei se minha percepção é diferente por eu morar no Sul, mas acredito que o frio seja bem mais fácil de controlar. É claro que há diversas doenças respiratórias no inverno, mas acredito que depende muito mais do cuidado pessoal do que das condições climáticas. 

O ideal, a meu ver, é termos mais sol e menos chuva, e mais frio e menos calor. Mas isso depende muito de cada um, para um agricultor a felicidade dele é quando chove na sua plantação e quando está calor, pois o frio prejudica algumas culturas. Acredito que a maioria da população ainda prefere sol e calor, pois trás em mente a idéia de ferias, é quase psicológico. Nao há unanimidade de preferencia, mas cada um tem suas condições de vida diferentes que influenciam nisso, infelizmente nao podemos escolher qual tempo queremos. Diante disso devemos nos adaptar bem a qualquer clima, para isso devemos criar mecanismos de recompensa que façam com que mesmo num clima que voce nao gosta, possa aceitar bem. Por exemplo, um dia de chuva para quem queria ir ao parque é tedioso, mas que tal fazer uma atividade alternativa que desfaça esse tédio e crie uma imagem positiva desse dia, como assistir um filminho em casa. 

O mau humor pode ser causado pelo clima, mas nada de usa-lo como desculpa. Antes de tudo há que se ter bom senso e evitar se influenciar por mudanças climáticas, tudo é facilmente contornável, basta voce querer, nada é absoluto, até um dia de chuva pode ser bem aproveitável se voce quiser. 



0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!