Searching...
domingo, 20 de outubro de 2013

Beto Richa e os funcionários públicos do Paraná

Um governo não se reduz a apenas fazer obras. São diversas as atividades a que um gestor terá que se debruçar, algumas um pouco mais fáceis e outras de uma complexidade um pouco maior. Gerir um orçamento exige responsabilidade para dar conta tanto das ações fáceis quanto das difíceis, para isso há que se ter uma boa equipe de apoio, porque é impossível o gestor ter controle amplo e total de tudo. 


O governador Beto Richa infelizmente está sendo exemplo de como a escolha de sua equipe pode ser crucial para o andamento dos trabalhos. A distribuição de cargos no secretariado o levou a colocar políticos nos cargos mais importantes, que por conseguinte ocasionou a grave crise financeira que o estado se encontra. 


Extrapolar o limite da folha foi o simples estopim de algo que vinha sendo feito errado desde o começo. Promessas de campanha devem ser feitas com responsabilidade e não tentando iludir o povo apenas para ganhar votos. Os professores são um grande exemplo disso. O governador cedeu às reinvindicacoes na época de campanha, mas quando entrou no governo viu que não era tão simples. Depois de tanta pressão acabou dando um excelente aumento aos professores e depois acabou por inflar a folha, que já contava com um número enorme de cargos comissionados.


Outro caso recente é dos agentes penitenciários que tiveram que ficar de campana na frente do palácio Iguaçu para que o governador pudesse recebê-los para uma conversa sobre reajustes. Até chegaram a ameaçar uma greve, mas acabou não se confirmando diante da "promessa" de reajuste do governador.


Além de tudo isso uma sucessão de erros aconteceram no que se refere a concursos públicos e nomeações. Os defensores públicos que já haviam sido aprovados no concurso de 2012 tiveram que entrar na justiça para ter seu direito a nomeação exercido. Além disso os policiais do ultimo concurso que haviam recebido a promessa de nomeação tiveram uma longa negociação e até agora não tem nenhuma garantia de serem nomeados, apenas uma mera expectativa diante da promessa do Beto. Também estão aguardando suas nomeações os auditores fiscais que já inclusive fizeram o curso de formação e muitos inclusive pediram demissão e agora encontram-se desempregados. 


E não é só isso, o governador num ato "engana-trouxas" bradou aos 4 cantos que estava extinguindo 1000 cargos comissionados, pena que para isso ele teve que criar 2000 funções gratificadas. Se o estado está no limite da folha como pode criar funções gratificadas? Acham que somos tolos e acreditamos em papai noel. Me desculpe mas isso não é valorização dos funcionários públicos, ao invés de criar essas funções gratificadas porque não tratou de nomear logo quem está esperando sua nomeação.


A única carreira que conseguiu grandes avanços nesse governo foram os professores e mesmo assim com muito esforço. Uma pena que um estado tão rico como o PR tenha uma equipe tão fraca para administrar os recursos e valorizar seus funcionários. Não estou falando de valorizar cargos comissionados, mas sim os efetivos que fazem o governo andar e continuarão ajudando o governo independente de partidos. É uma pena que o governo esteja andando para o lado oposto. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!