Searching...
quarta-feira, 3 de julho de 2013
05:46

Somos um povo ignorante!


Isso não é apenas uma opinião e sim uma constatação. É triste ver um país onde vemos e deixamos nossos representantes usarem e abusarem dessa suposta representação para aprovar projetos eivados de interesse próprio. Só nessa semana 2 projetos de lei do congresso nacional nos fazem pensar onde esta o interesse publico nessas horas. 
O primeiro projeto trata-se de uma tentativa diminuir o tempo de televisão de partidos recém criados, com o objetivo claro de diminuir a forca politica da ex-senadora Marina Silva, ela que na eleição presidencial de 2010 surpreendeu a todos com seus 20 milhões de votos, mesmo com seu pouco tempo de televisão. O medo da presidente Dilma não se reeleger fez os nossos deputados da base aliada criassem um projeto que diminua as chances dos adversários, diminuindo o tempo deles e aumentando o tempo dela, pois se diminuir o tempo de TV dos outros partidos claramente se perde boa possibilidade de angariar mais votos. Ainda bem que temos um STF atuante que não deixou esse projeto prosseguir. Como bem disse o ministro Gilmar Mendes, esse é um caso típico de CASUÍSMO... Cadê o interesse publico? O que se vê é apenas o interesse da base aliada na reeleição da presidente Dilma.
Já o segundo projeto de grande relevância nacional (SIC) diz respeito à tentativa de dar o poder ao congresso nacional para convalidar as decisões do nosso supremo tribunal. Ora, se estamos diante de uma democracia onde existe autonomia entre os poderes, onde esta o interesse publico de um projeto como esse? Como se vê trata-se de uma tentativa de Zé Dirceu e seus comparsas condenados pelo STF tentarem se livrar da punição dada por eles. O interesse desse projeto é dos mensaleiros condenados, nao há interesse publico algum, outro caso típico de CASUÍSMO.
Onde quero chegar ao constatar que somos ignorantes? Ora, se nossos representantes tem tanto poder para criar projetos tão inúteis e nem ao menos um deputado consegue barrar essas discussões voltadas a interesses particulares, podemos concluir que somos todos ignorantes. Vejam que cada deputado tem legitimidade para derrubar qualquer projeto, vez que são eles que elegem as comissões, elegem o presidente e votam em igualdade (nenhum voto vale mais que o do outro)... Além disso são responsáveis por articular audiências publicas para melhor debate das proposições, mas ao invés disso que vemos é o comodismo dos nossos representantes. 
Vou deixar uma pergunta simples: cite 5 deputados que são exemplos positivos no nosso congresso nacional. Duvido que mais de 1% dos brasileiros consiga citar.
Apenas citei o nosso exemplo do congresso nacional,mas se entrarmos na seara da politica estadual e municipal a constatação fica ainda mais evidente... somos ou não somos ignorantes?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!