Searching...
quarta-feira, 3 de julho de 2013

Porque auditor fiscal ganha tão bem?


Muitos não sabem e nem procuram saber, mas sempre criticam o porque os auditores fiscais do Brasil ganham tão bem. Não se necessita uma analise tão aprofundada para entendermos a importância dessa profissão. 
Basicamente a função do auditor fiscal é aumentar a arrecadação fiscal do governo, seja através de orientação preventiva ou punição repressiva. Através de estudos, analises e diversos mecanismos de tecnologia da informação, ele irá investigar possíveis fraudes e sonegação de impostos. Essa atividade terá caráter predominantemente fiscalizador, mas também devera sempre que possível ser orientador. Conclui-se então que o auditor é o responsável pelo correto pagamento dos impostos por parte dos contribuintes e pela efetiva arrecadação de receita para o estado. Essa arrecadação se reverterá em inúmeros benefícios à sociedade. 
Nao seria justo que um cargo de elevada importância ganhasse pouco, ainda mais se analisarmos a enorme pressão por parte dos contribuintes para corrompê-lo, sendo que se ganhasse pouco seria facilmente tentado ao crime de prevaricação. Além disso, comparando-se à outras carreiras TOP, como procuradores, delegados, promotores e juízes, percebe-se que são igualmente importantes, portando devendo ser remunerados com isonomia. Apesar de semelhantes, o cargo de auditor fiscal é o mais democrático, pois aceita profissionais formados em qualquer carreira de nível superior, diferentemente dos outros cargos citados que são exclusivos de bacharéis em direito. Essa diversidade de formações torna o cargo ainda mais interessante, pois temos em uma mesma carreira diversas visões e opiniões.
Cumpre ressaltar que a nomenclatura auditor fiscal não se refere apenas a um cargo especifico, sendo usado por cargos diferentes mas com funções semelhantes, exemplo disso é o cargo de auditor fiscal do trabalho, que difere do auditor fiscal que arrecada impostos, mas ainda assim tem caráter fiscalizador. Seja a nível federal, estadual e municipal, o cargo também recebe nomenclaturas diferentes, mas a tarefa é basicamente a mesma.

Um auditor fiscal bem remunerado, bem valorizado, vai acabar beneficiando toda a sociedade. É uma pena ainda vermos crimes envolvendo auditores tanto como autores quanto como vitimas. Recentemente tivemos casos chocantes, um deles em que um Auditor Fiscal do Trabalho foi covardemente agredido durante uma ação fiscal, alguns anos atrás também tivemos a famosa chacina de UNAI, onde 4 auditores fiscais do trabalho foram mortos, isso sem falar nas outras mortes de auditores fiscais pelo Brasil. Por outro lado vemos casos de maus exemplos dentro dessa carreira, rotineiramente vemos notícias de auditores presos por corrupção, inclusive nessa semana um famoso professor de cursos preparatórios de concursos, Silvio Sande, acabou sendo demitido depois de um longo processo administrativo que durou 5 anos.  
Como todas as profissões tem seus altos e baixos, a carreira de auditoria no Brasil é bem remunerada, se compararmos as inúmeros outros cargos da nossa estrutura administrativa, mas também tem suas adversidades. A valorização do servidor não se dá apenas com uma boa remuneração, mas sim com uma estrutura decente de trabalho, bem como valorização de sua importância por parte do governo e dos cidadãos. A esperança é que os novos auditores, que a cada ano se incorporam à administração publica, possam desenvolver um bom trabalho, e que a remuneração fique em segundo plano. Aí o custo-beneficio será ainda maior.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!