Searching...
quinta-feira, 18 de julho de 2013

Meu vício em Feeds


Os feeds são revolucionários. Quem diria que um dia poderiamos acompanhar as notícias de um site sem precisar visitá-lo diariamente. Acho isso fantástico. Somos a geração da informação, tentamos nos manter a maior parte do tempo atualizados. Não só com notícias, mas também com entretenimento. Para isso precisamos de ferramentas que nos ajudem o consumo de informações, tanto no recebimento quanto no compartilhamento.

Fiquei muito triste quando soube do fim do Google Reader. Não entendo o que pode ter motivado o seu fim. Ele era o melhor agregador de feeds, principalmente por possuir uma interface agradável, atalhos de teclado, integração com outras redes sociais e várias outras utilidades. Além disso ele se integrava com diversos aplicativos que usavam seu banco-de-dados. Infelizmente com o fim do Google Reader, muitos aplicativos também de tornaram inúteis. Eu costumava usar o Mobile RSS free, e estava muito satisfeito com ele, pena que a ultima atualização dele havia sido há um ano, então já estava convencido de que o aplicativo não resistiria ao fim do GR. Infelizmente a minha previsão se confirmou e o aplicativo se tornou inutilizável.

Com isso fui obrigado a procurar outras soluções, confesso que não foi fácil, só fui conseguir resolver a minha situação na última semana antes do fim do Reader. O primeiro aplicativo que me interessou foi o Feedly, e realmente é a melhor opção para quem quer integrar a web e o mobile. O feedly possui uma interface agradável e personalizada. Mas a maior vantagem está na possibilidade de se integrar com diversos aplicativos. Apesar da versão web ser bem agradável, a versão do aplicativo para iPad não me agradou muito, com isso tive que procurar outras opções. Nisso acabei descobrindo o aplicativo Newsify que é o único que se integrava com o Feedly. Foi uma ótima escolha,  uso ele até hoje e estou muito satisfeito e o principal: ele é gratuito.

Tenho tudo organizado em pastas conforme meus interesses. Com os feeds eu posso acompanhar notícias de sites de politica local e politica nacional, além de blogs de humor, blogs de tirinhas, notícias sobre informática, notícias sobre concursos e diversos outros assuntos. outra boa maneira de se manter atualizado sobre determinados assuntos é por meio dos clippings, que funcionam como um filtro de dados captados por meio de filtros. Existem empresas especializadas no assunto, que possuem softwares capazes de filtrar informações de sites de acordo com o tema de nosso interesse. Acho muito útil, quem não gosta de se manter informado? Ninguém gosta de procurar as informações, com os feeds tudo se torna mais fácil. 

Os feeds já se tornaram parte de minha rotina, todo dia logo de manhã abro meu aplicativo e me atualizo com as diversas notícias sobre assuntos de meu interesse. Tudo muito fácil de acompanhar. Sou fã desse tipo de ferramentas que beneficiam os pequenos consumidores de informação que não são experts em informática. São simples utilitários que tornam nossas vidas mais fáceis e não deviam ser facilmente esquecidas pelas grandes empresas. Acho que foi uma atitude impensada do Google em perder uma fatia grande desse mercado. Quem se beneficiou foram as outras empresas que antes eram meras coadjuvantes e acabaram ganhando respeito do mercado. O maior beneficiada com isso foi o Feedlu, que hoje certamente possui o maior número de usuários dos feeds.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!