Searching...
sexta-feira, 19 de julho de 2013
13:54

Médico ou advogado: o que é melhor?

Vi um discurso muito contundente de um deputado que me fez repensar a diferença gigantesca que existe entre os advogados e os médicos. Advogados conseguiram desenvolver sistema completo que só eles tem poder: o Judiciário. Todos os Tribunais possuem em seu corpo de julgamento apenas advogados. Vejam a remuneração desses cargos do Judiciário, são muito diferentes que a remuneração dos médicos. A estrutura suficiente, os mecanismos de reconhecimento e promoção em muito diferem da situação dos médicos em todo o Brasil, sendo que a coisa fica muito pior no interior, principalmente na região Norte. 

Muito já se falou sobre a superioridade dos médicos sobre todas as outras. Desde a infância as crianças são instigadas a se tornarem médicos. É a profissão dos sonhos da maioria das crianças. Crescemos com a imagem de que os médicos são seres especiais, por salvarem vidas, e realmente o são. A medicina é bastante reconhecida por ser um ramo bem amplo que tratará das doenças da maioria das pessoas e a de se convir que realmente ganham razoavelmente para fazer tudo o que fazem. Dificilmente algum médico ganha menos de 10mil reais, excelente para os padrões atuais do Brasil. 

Em toda comparação não podemos generalizar, conheço médicos que trabalham só pelo dinheiro, nem prestam um serviço bom, estão ali apenas pra cumprir um papel para o qual não tem vocação. Quem quer dinheiro deveria se aventurar pelo mundo do direito, certamente ganharia mais, e talvez a carga horária fosse menos desgastante, com certeza há menos plantões. Já outros médicos, não se preocupam com o dinheiro, é apenas secundário, o que faz eles optarem por essa profissão é ajudar as pessoas. Deve ser muito gratificante poder ajudar uma pessoa adoentada a se curar, ou salvar uma pessoa da morte. Mas para isso há que se ter vocação, se quer só o dinheiro procure outra profissão. 

A valorização que tanto falam não é apenas o dinheiro, mas sim o reconhecimento pelos serviços prestados, o fornecimento de condições necessárias e suficientes de trabalho, sejam profissionais, equipamentos e várias outras coisas. Não adianta mandar um médico pra um lugar distante sem boas condições de trabalho. Tome-se como exemplo o caso dos promotores de justiça, em inicio de carreira são obrigados a ir para qualquer cidade interiorana, mas pra isso eles tem condições boas em todas as cidades. O judiciário dá uma boa remuneração e proporciona condições para o trabalho, além de que há uma politica de promoção, onde depois de alguns anos o promotor é removido para cidades maiores.

Diante de todas as perspectivas, só posso dizer que quem quer status, tanto o Direito como a Medicina são profissões bem vistas pela sociedade. Já no quesito dinanceiro a coisa caminha pra outro lado, os profissionais do Direito certamente possuem uma melhor remuneração. Mas se formos ver a questão de reconhecimento, os médicos levam a melhor, a profissão é muito mais reconhecida pela população e valorizada, mas pra isso há que ser vocacionado para essa profissão, não adianta seguir pelo lado financeiro que poderá se frustrar. A escolha é muito pessoal e dificil. Há que se ter bom senso na escolha e optar por aquilo que te faz mais feliz, ai não tem risco de errar.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!