Searching...
quarta-feira, 3 de julho de 2013
05:50

As qualidades de um Bom Político


Certamente um político vai além de sua empatia. Várias outras qualidades deveriam ser tão ou até mais importantes para nossos representantes. É claro que algumas características são mais importantes nos cargos do poder executivo, outras no poder legislativo. Por exemplo, os integrantes do legislativo deveriam ser um povo mais letrado visto que suas atividades são típicas de uma auditoria. 
A atividade básica de um gestor do poder executivo (prefeito/governador/presidente) é gerir o bem publico. Diante disso faz-sé necessário um bom conhecimento do que é interesse publico e interesse particular. Ao atuar no que a lei lhe confere como conveniência e oportunidade deve se abster de interesses próprios, nisso incluídos os interesses do seu partido político, de seus correligionários, se seus amigos, etc. Ao estar diante de uma difícil decisão a tomar deve pensar no que seria o interesse publico: onde seu amigo seria beneficiado, mas seu inimigo também. Pronto, chegamos a uma qualidade essencial de um gestor publico: ser justo. 
Já para os titulares dos cargos do poder legislativo (vereadores/deputados/senadores) também faz-se necessário além de justiça um bom conhecimento do que ira fiscalizar. Ora, a função de um legislador é criar leis e fiscalizar o cumprimento de objetivos previstos principalmente no PPA. Chega a ser patético ver um legislador que não sabe o que significa essas 3 letrinhas. Busque-se além de utilizar do assistencialismo para angariar mais votos, numa tentativa de "atingir o interesse publico".... Assistencialismo nada tem a ver com a função do legislador. Apesar de contarem com assessores técnicos, conhecedores de administração publica, os debates costumam ser muito fracos em conteúdo... Quem dera tivéssemos elegidos os assessores desses vereadores/deputados ... Certamente os debates seriam melhores, não aceitariam tão facilmente qualquer projeto, sem questionar, apenas porque o partido mandou. Aí esta uma qualidade essencial de um legislador publico: ser critico.
Além disso, há que se dedicar a qualidade mais essencial de todas, independente de qual função ocupe. Se formos selecionar candidatos que possuem essa qualidade vamos achar poucos, mas temos que valorizar-lhes. É o mínimo que podemos fazer, diante das poucas perspectivas que podemos ver diante da atual situação politica brasileira. Uma reforma politica só é pouco para consertarmos tantas brechas que servem para deixar livres políticos condenados por corrupção. O descredito da população reside justamente aí. O que a população mais procura e precisa, a qualidade essencial e mais importante seja qual for o cargo ocupado é esse: ser honesto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!