Searching...
sexta-feira, 5 de julho de 2013
05:44

A Copa das Confederações foi comprada?


As manifestações instaram o povo a um estado de completo descrédito de tudo. A partir de agora, tudo começa a ser visto com maus olhos. A vitória do Brasil contra a Espanha serviu para confirmarmos isso. Se fosse há alguns anos atrás o povo só estaria comemorando, mas como estamos em outra época acabamos tendo vários lados nessa história. Há os que comemoram a vitória sem questionar, os que comemoram a vitória mas assim mesmo não concordam com os altos gastos , e os que só reclamam, inclusive torceram contra.
O patriotismo, que anteriormente era razão para comemoração das vitórias nos jogos do Brasil, hoje é a defesa por direitos por tantos anos negados e a reclamação com os altos custos da Copa, argumentando-se que o Governo está apenas iludindo a população com um divertimento que pra os críticos é sinônimo de Corrupção. Não que o nosso atual patriotismo esteja errado, mas larguemos a hipocrisia de lado e aceitemos que o tão famoso "Pão e circo" não é realidade no Brasil, o circo até pode ser verdade, mas o pão está longe. Só quem vive em cidades pequenas pode constatar o quão graves são as desigualdades sociais, a fome ainda é rotina nos lares de muitos brasileiros. Portanto, antes de pensarmos que somos iludidos por um divertimento em troca de corrupção, devemos pensar que alguns momentos de descontração não fazem mal a ninguém, e não é por aqueles poucos momentos que estamos sendo coniventes com a corrupção e tantos outros males.
Nosso país é o país do futebol, não podemos parar de gostar de um esporte só porque queremos uma mudança do sistema. Assistir um jogo de futebol não te torna alienado e impotente diante do governo. As atitudes que nos fazem coniventes não são apenas a compra de um bilhete para assistir um jogo e a comemoração de um jogo ganho, vai muito além disso. Diversas atitudes demonstram a hipocrisia em torno dessa discussão, é o suborno ao policial para evitar multa, é furar filas, é comprar produtos falsificados, é roubar sinal de TV a cabo, é aceitar receber troco a mais e muitas outras atitudes. A hipocrisia impera inclusive nas manifestações, onde muito busca-se pelos direitos, mas deixa-se de cumprir com os deveres. Sempre estamos dando o famoso "jeitinho brasileiro" e depois queremos exigir nossos direitos.
Assistir um jogo de futebol, mesmo que com obras superfaturadas, não vai te fazer mudar de opinião, se você é honesto isso não o fará mais honesto, nem muito menos desonesto. Deixemos a hipocrisia de lado ao atentarmos contra qualquer coisa, por isso as manifestações estão se dispersando por diversos motivos, o que acaba perdendo o foco. Claro que temos muita coisa a mudar, mas não é só no sistema de governo e sim nas nossas atitudes. A cultura do nosso povo é algo que não se muda do dia pra noite, por isso temos que criar um ambiente que possibilite a mudança tanto do sistema de governo como também da extinção do "jeitinho brasileiro" de levar vantagem em tudo. A coisa não é tão simples, mas tem jeito, basta querer mudar. Mas isso vai muito além do governo, primeiro quem tem que mudar é o povo. Menos hipocrisia e mais ação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!